30 de jan. de 2015

Encapando caderno com tecido

Olá minha gente! Tudo certo?

Resolvi fazer esse post porque acho que é uma super alternativa e fica MUITO legal para você que está pensando em comprar seus materiais para a escola/Universidade. Ano passado eu encapei todos os meus cadernos da Universidade com tecido e muita gente elogiou, eles ficaram super bonitinhos e gastei quase nada!

Eu particularmente acho um absurdo o preço de cadernos e agendas nas épocas de volta as aulas, quanto mais bonito e cheio de opções legais, mais caro. Para aqueles que adoram uma agenda pra organizar a vida como eu, sabem o quanto elas são caras na sua maioria, chega a doer o coração, e é óbvio que a gente gosta sempre da mais cara hahaha.

Por isso, desde o ano passado eu estou apostando em outra alternativa que se resume no seguinte: comprar cadernos de capa dura baratinhos (os que comprei ano passado paguei R$ 2,00 - caderno pequeno) podendo ser com ou sem mola, comprar um tecido também baratinho e com uma estampa bacana, procure não comprar um tecido muito grosso, mas também não tão fino ao ponto de ficar transparente (a quantidade você regula de acordo com quantos cadernos quer encapar, não tem uma medida certa), comprar cola para tecido - usei a Cola Pano da ACRILEX, e se encher de força de vontade! 

O passo a passo é fácil, vamos lá:

Passo 1: Já com seus cadernos baratinhos em mãos, com uma régua (ou a olho mesmo) meça o tamanho da capa (altura e largura). É necessário que você deixe uma borda de aproximadamente dois centímetros a mais das suas medidas para poder dobrar depois.

Passo 2: Recorte dois retângulos de acordo com suas medidas. Se o seu caderno não tem molas, recorte a medida do caderno inteiro e encape de uma vez só.

Passo 3: Agora estique o tecido sobre a capa, e então vire-a com a parte interna para cima, que é onde será feita a colagem.

Passo 4: Passe cola nas bornas e dobrando o tecido estique-o sobre a cola, pressione por alguns segundos até sentir que a cola prendeu o tecido ao caderno. 

Passo 5: Ao dobrar o tecido, surgem algumas sobrinhas nas pontas, pois dobrar tecido não é tão fácil como dobrar papel. Corte esses excessos, mas cuide para não fazer buracos. Se necessário, arremate com a cola.

Atenção: Não passe cola em toda a superfície da capa, pois a cola pode deixar marcas no tecido e ficar um aspecto estranho, colar apenas nas bordas internas já é suficiente.

E pronto! É a mesma coisa que encapar com papel, não tem muito segredo. Só é um pouco mais trabalhoso e delicado, mas vale muito a pena. Esse ano eu encapei os cadernos da minha mãe que ela vai usar na Universidade (sim, nossa mãe também é acadêmica e isso é um máximo). O tecido que usamos foi a sobra de uma saia minha, ou seja, você pode usar tecidos que tiver em casa mesmo. Eis o resultado:




Você pode fazer isso em seus cadernos e na sua agenda também! Encapar com tecido é bacana porque além de deixar uma textura legal, é criativo e diferente! Eu encapei os meus já faz um ano e ainda estão intactos, a durabilidade é bem maior do que encapar com papel ou plástico que com o uso contínuo acabam estragando! Espero que tenham gostado dessa dica, e boa aula pra todos nós!

Beijos da Aru :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TUDO EM DOSE DUPLA
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL