30 de mar. de 2021

LENDO & RELENDO: APENAS UMA LISTA DE CERTO E ERRADO?


Cresci aprendendo que evitar o pecado deve ser meu principal esforço na vida. Ouvi incontáveis vezes que fazer “isso” ou “aquilo” é errado e que meu foco deveria buscar agradar a Deus com minhas escolhas e que disso eu colheria meu maior galardão. É inegável que tudo isso me manteve em bons caminhos por toda a vida, pois com toda certeza estar com Deus é escolher por princípios e valores que são incontestáveis e que geram resultados bons, perfeitos e agradáveis.

Mas foi apenas na minha fase adulta que um dia me permiti pensar do porque Deus abomina tanto o pecado. Sei que essa pergunta pode parecer uma afronta e que a resposta pode ser bastante óbvia, afinal, o que de bom poderia existir no erro? Mas é justamente por essa obviedade que me questionei: Deus odeia o pecado simplesmente porque existe uma lista de certo e errado que devemos seguir e ponto final? Qual é o real motivo pelo qual Deus deseja não nos ver pecando? Essas perguntas ecoaram na minha mente por dias e ocupei parte do meu tempo inicialmente tentando compreender quais sentimentos o pecado me gera e rapidamente consegui elencar uma lista: frustração, vergonha, desânimo, medo e culpa. 

É tudo o que sinto quando tomo consciência de que errei... E então automaticamente concluo que Deus está decepcionado comigo, frustrado e triste. Acredito que muitos compartilham dessa mesma situação e ao menos uma vez na vida, já se sentiram indignos do amor de Deus, por terem perdido para o pecado. Após identificar esse cenário que permeia o esforço diário em estar “apresentável” diante de Deus, cresceu ainda mais em mim a indignação e curiosidade em entender a raiz de tudo isso. É só isso mesmo? Não devemos pecar para não chatear Deus ou para não findarmos no inferno? Não era possível que fosse só isso. Era raso demais para ser Deus. E então, a partir de longas conversas com Ele, durante meses, comecei entender algumas coisas que de início, pareciam confusas demais para minha mente humana limitada, mas que aos poucos foram trazendo sentido à minha própria existência. 

A primeira coisa que aprendi é que Deus não pode ser surpreendido, frustrado ou decepcionado, Ele é o próprio tempo e sabe exatamente o que faremos a cada minuto, nosso pecado não o admira ou indigna, a realidade de quem somos nunca foi uma surpresa. Ou seja, nossos erros não podem afetar o que Ele já sabe sobre nós e muito menos alterar o que Ele sente por nós: amor puro e genuíno. A segunda coisa que aprendi e que é o grande cerne dessa discussão, é que o principal - e único - motivo pelo qual Deus abomina o pecado, é porque o pecado nos impede de exercermos nosso máximo potencial enquanto filhos dEle. 

Nunca se tratou de apenas uma lista de certo e errado, mas de conscientemente não permitirmos que o diabo nos impeça de desfrutarmos de tudo o que podemos ser e fazer quando não pecamos. A Bíblia diz que Deus nos fez à sua imagem e semelhança, já parou pra pensar no tanto de potencial que existe em nós? De tudo o que podemos vivenciar, executar e experimentar quando tomamos consciência da magnitude do que é ser filho do Deus Vivo? Esse é o objetivo do pecado: nos cegar para o nosso próprio potencial e nos diminuir a uma vida limitada e mesquinha, quando nos gera sentimento de culpa e insuficiência através do erro. 

Pecar significa tomar decisões e escolhas que nos tornam menos do que podemos ser... E é exatamente por isso que Deus odeia tanto o pecado, não porque Ele fica triste ou decepcionado quando escolhemos caminhos errados (inclusive, Ele é grande demais para algo tão egocêntrico) mas porque Ele não tem prazer nenhum em nos ver vivendo e sendo o mínimo do que Ele sabe que podemos viver e ser, afinal, somos criação dEle... Não há ninguém melhor para saber do nosso potencial. Ele sabe que o pecado nos acorrenta e nos impede de desfrutarmos da plenitude de vida e de realizarmos grandes feitos, subirmos altos montes, termos memoráveis experiências!

De sermos exatamente tudo o que Ele nos criou para ser. É por isso que Ele odeia o pecado e é por isso que hoje eu odeio o pecado também, não só porque eu aprendi desde cedo que existe certo e errado, mas porque não é do meu interesse ser e fazer menos do que Deus me contou que eu posso ser e fazer e principalmente, porque eu descobri que também não é do interesse dEle. Hoje eu não decido não pecar apenas por medo, eu decido não pecar por amor ao futuro incrível que Ele desenhou pra mim.


Esse texto falou com você? Compartilhe!

- Com amor, Aru.

Um comentário:

TUDO EM DOSE DUPLA
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL